logo

Lousitânea

Rede de Praias Fluviais

As Praias Fluviais das Aldeias do Xisto são um conjunto único e de qualidade em Portugal, constituindo uma mais valia para o turismo de qualidade da Região Centro.
Num território caracterizado por património e natureza, Aldeias do Xisto e Reservas Naturais, Montanhas e cursos de água límpida impera uma rede constituída por 21 praias fluviais.

As Praias Fluviais apresentam inúmeras vantagens face às Praias do Litoral:

  • Ambiente mais calmo e organizado, com menos utilizadores, clima de segurança que se adequa a um público-alvo caracterizado por famílias com filhos
  • Em termos ambientais as Praias Fluviais tem características especiais, pois estão inseridas em locais com baixa ou nula densidade industrial e ocupação humana.
  • As Praias Fluviais são espaços heterogéneos. Na rede das 21 praias fluviais pode encontrar uma grande variedade em termos de arquitectura, paisagem, envolvente e serviços de apoio.

Faça um itinerário pela região, começando por visitar a Praia das Rocas, a maior e mais organizada praia, passando pelo território da Serra da Lousã onde pode encontrar praias com muita qualidade associada à paisagem e ao património do xisto: Praia de Ana de Aviz (Figueiró dos Vinhos), Praia da Louçainha (Penela), Praia Sra. Piedade (Lousã) e Praia da Peneda (Góis). Não deixe ainda de visitar Praia Fragas de s. Simão (Figueiró dos Vinhos), Bogueira (Lousã), Sra da Graça (Lousã), Canaveias (Góis). A seguir poderá seguir em direcção à Serra do Açor e visitar as praias de Pomares (Arganil), uma das 3 maravilhosas praias de Arganil (Secarias e Piódão). Depois siga em direcção a Proença-a-Nova e visite as Praias Aldeia Ruiva, Fróia e Malhadal, terminando a visita com as praias do sul do território: Praia da Ortiga (Mação), Praia do Açude Pinto e Cambas (Oleiros), Praia da Ribeira Grande (Sertã) e Praia do Mosteiro (Pedrógão Grande). De volta a Castanheira da Pêra termine na pequena, mas sossegada Praia do Poço Corga.

Experimente também a gastronomia local, os alojamentos tradicionais e rurais e a animação turística da região.

Este pequeno conselho serve para permitir que os visitantes usufruam dos prazeres de uma região pura, viva e com tradições, de gentes que sabem receber como ninguém. Aproveite!

Venha e mergulhe à descoberta!