logo

Lousitânea

Programas de Educação Ambiental

Para além dos programas de educação ambiental descritos no Núcleo da Maternidade de Árvores, a Lousitanea dispõe dos seguintes programas:

- Brama dos Veados

- Percurso Interpretativo da Ribeira do Mouro

- Caça Mimosas

Estes programas são feitos com grupos a partir de 10 pessoas. Caso não tenha um grupo formado pode consultar a nossa newsletter no mês respectivo e inscrever-se de forma individual.

Brama dos Veados

Anualmente, entre Setembro e Outubro, acontece um dos mais belos espectáculos do meio natural. Referimo-nos ao período de acasalamento do veado, conhecido por época da “Brama”.

É nesta altura que acontecem as fortes lutas e despiques, entre machos. É notável a existência de um medir de forças entre os machos, através da intensidade e volume dos “bramidos” emitidos por estes.

Estes bramidos denunciam a sua presença face aos outros veados machos concorrentes, mostrando assim o seu poder sobre o território e as fémeas que nele habitam. É nesta altura que as fémeas são fecundadas, vindo as crias a nascer entre Maio e Junho do ano seguinte.

O programa, consiste numa caminhada de observação no vale da Ribeira do Mouro ou da ribeira da Pena, concelho de Góis, Rede Natura 2000 da Serra da Lousã, onde serão criados diversos momentos de escuta e observação da Brama dos Veados.

Para terminar o programa, será feita a visita ao Núcleo de Interpretação Ambiental, reflectindo e adquirindo mais alguns conhecimentos e informações sobre a Rede Natura 2000 da Serra da Lousã, sobre todo o ecossistema e biodiversidade existentes e sobre os veados em particular.

Percurso Interpretativo da Ribeira do Mouro

Trata-se de um percurso interpretativo com cerca de 5km onde se pode observar a biodiversidade existente na Ribeira do Mouro – o ex-libris natural do sítio da Rede Natura 2000 da Serra da Lousã. Quando se entra no vale da ribeira é impressionante a quantidade de exemplares de azereiro, espécie rara na Europa e que tem, neste local, uma das maiores populações do mundo. Para além do azereiro é importante a existência, pela sua raridade, de azevinhos - ambas espécies protegidas por lei. A caminhada tem início e final numa das Aldeias do Xisto do concelho de Góis, Aigra Nova, sendo portanto um percurso circular. Este programa inclui a visita ao novo Núcleo de Interpretação Ambiental e à Maternidade de Árvores.

Caça Mimosas

Se pretende contribuir para a missão de reduzir as espécies invasoras na Serra da Lousã pode reunir um grupo de amigos voluntários e contactar a Lousitânea para organizarmos uma campanha de trabalho.