logo

Lousitânea

Percursos Pedestres

A Rede de Percursos Pedestres do Concelho de Góis, está distribuída pelas quatro freguesias do Município, criando condições para palmilhar locais únicos, repletos do mais belo e rico património, promovendo o contacto com a natureza, num contexto de fruição sustentável.

A entidade promotora deste projecto é a empresa Trans Serrano – Aventura, Lazer e Turismo, Lda, sendo a Lousitânea a entidade executora dos percursos, em parceria com a Câmara Municipal de Góis e Juntas de Freguesia do concelho.

Esta rede ainda se encontra em construção, mas alguns percursos já estão completamente operáveis:

PR1 GOI – Caminho do Xisto das Aldeias de Góis – “Rota das Tradições do Xisto”

Percurso de pequena rota, circular, que dá a conhecer as quatro Aldeias do Xisto do concelho de Góis: Aigra Nova, Aigra Velha, Comareira e Pena. Um percurso místico, onde o Homem e a Natureza se adaptaram, requintando este território de paisagem e património únicos. Aproveite para visitar a Lojas das Aldeias do Xisto de Aigra Nova e o Ecomuseu Tradições do Xisto.

Para aceder ao folheto do PR1 GOI clique aqui!

PR5 GOI Trilho das Minas

Percurso de pequena rota, circular, leva-o por caminhos rurais, tradicionais e de montanha. Tem início na Vila de Góis, junto ao Posto de Turismo, situado no Largo Francisco Inácio Dias Nogueira. Venha conhecer os vestígios das antigas minas de volfrâmio deste concelho.

Para aceder ao folheto do PR5 GOI clique aqui!

PR6 GOI Trilho do Vale Encantado

Percurso de pequena rota, linear, que dá a conhecer o que de mais belo existe na natureza. O silêncio é o segredo para observar os animais selvagens. O respeito pela natureza permite que todos possamos usufruir desta beleza.

Para aceder ao folheto do PR6 GOI clique aqui!

PR7 GOI Trilho do Vale do Ceira II

Percurso de pequena rota, circular. O Rio Ceira é o guia desta caminhada. O Sr. José Cerdeira é um artesão local que decerto vai gostar de conhecer.

Para aceder ao folheto do PR7 GOI clique aqui!

PR8 GOI Trilho do Papel

Percurso de pequena rota, linear. A antiga fábrica de papel em Ponte de Sótão deu nome a este trilho, questione os habitantes desta aldeia sobre a história da fábrica. Ribeira Cimeira é a aldeia indicada para dar início a esta caminhada.

Para aceder ao folheto do PR8 GOI clique aqui!

PR9 GOI – Caminho do Xisto das Aldeias de Góis – “Trilho do Baile”

Percurso de pequena rota, circular e com variante. O início deste percurso é na Aldeia do Xisto de Aigra Velha, ao passar pelo Parque Florestal da Oitava poderá ter a sorte de observar veados. Conheça a aldeia localizada a maior altitude no concelho de Góis, e mais próxima dos Penedos de Góis, Povorais. Este era o caminho utilizado por quem gostava de bailaricos.

Para aceder ao folheto do PR9 GOI clique aqui!

Nota - caso pretenda obter os track para dispositivo GPS em formato GPX dos percursos pedestres acima mencionados, poderá fazer o pedido para o seguinte e-mail: lousitanea@sapo.pt.