logo

Lousitânea

Núcleo do Forno e Alambique da Família Claro

O Núcleo do Forno e Alambique da Família Claro localizado na Aldeia do Xisto de Aigra Velha (Góis), consubstancia-se como um dos Núcleos do Ecomuseu Tradições do Xisto.

Este é um espaço propriedade da Família Claro, que dispõe de um forno e de um alambique, pronto para cozinhar broa de carne e para fabricar aguardente, encontrando-se completamente funcional. Todo o restauro e recuperação deste espaço, foi possível no âmbito do projecto Eco-Arq, uma parceria da Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, com o Município de Góis e a Família Claro.

Com este Núcleo, pretende dar-se a conhecer todas as questões associadas ao processo de funcionamento do forno e do alambique, bem como do processo de fabrico dos produtos neles confeccionados.

Para melhor conhecer ó Núcleo do Forno e Alambique da Família Claro, aconselhamos a realização do programa “Alambique – o Aladino das noites do frio”, através do qual é possível participar no processo de fabrico tradicional de broa de milho e de aguardente bagaceira e aguardente de mel.