logo

Lousitânea

Núcleo Asinino das Aldeias do Xisto

O Núcleo Asinino das Aldeias do Xisto, situado na Aldeia do Xisto de Aigra Nova (Góis), conta três burros de raça mirandesa: o Golias, o Gaitano e o Xisto.

Para a sua instalação foram recuperados um palheiro e curral da aldeia, que estavam em ruína parcial, usando as técnicas de construção tradicionais, mantendo a traça original. O restauro do imóvel, assim como a aquisição dos asininos, foi apoiado do PROVERE Rede das Aldeias do Xisto candidatado, em parceria com a Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto e com o apoio do Município de Góis. Para a criação deste Núcleo do Ecomuseu Tradições do Xisto foi, também fundamental o estabelecimento de uma parceria com a AEPGA - Associação para o Estudo e Protecção do Gado Asinino de Miranda do Douro.

Este Núcleo, para além da valorização, promoção e protecção de uma espécie autóctone portuguesa em vias de extinção, visa capacitar a Aldeia do Xisto de Aigra Nova com mais um motivo de atracção para os visitantes e a sua interacção com uma espécie tão majestosa.

Caso pretenda, com marcação prévia, as crianças podem realizar um percurso de burro, que também poderá transportar o cesto para um piquenique, em contacto profundo com a Serra da Lousã.

Esta actividade tem um custo de 12,5€ por participante, com descontos para grupos e crianças.