logo

Lousitânea

Ecomuseu Tradições do Xisto

O Ecomuseu Tradições do Xisto assume-se como um projecto dinâmico, integrador e promotor da coesão territorial nos domínios da sua área de influência. A Lousitânea procura, com este projecto, preservar e valorizar o(s) património(s) cultural e natural, salvaguardando as tradições, a cultura serrana e potenciando a conservação da natureza.

O domínio de intervenção do Ecomuseu Tradições do Xisto abrange o território das Aldeias do Xisto de Góis (Aigra Nova, Aigra Velha, Comareira e Pena) incluindo o Sítio da Rede Natura 2000 da Serra da Lousã, dentro da área de influência deste.

O Ecomuseu Tradições do Xisto acompanha o modelo contemporâneo de museu, por oposição ao modelo tradicionalista dos museus de colecção. Pretende-se, nos seus múltiplos espaços, valorizar e potenciar os saberes da comunidade local, nas suas múltiplas vertentes.

O Ecomuseu Tradições do Xisto assumindo-se, assim, como um museu vivo das Aldeias do Xisto de Góis, integra vários Núcleos que exploram as duas vertentes do património, nas variadas temáticas: Cultura e Natureza.

Assim sendo, actualmente, o Ecomuseu Tradições do Xisto congrega os seguintes Núcleos:

- Núcleo Sede do Ecomuseu Tradições do Xisto

- Núcleo Asinino das Aldeias do Xisto

- Núcleo do Forno e Alambique da Família Claro

- Núcleo da Coirela das Agostinhas

- Núcleo de Interpretação Ambiental

- Núcleo da Maternidade de Árvores

Os Núcleos constituintes do Ecomuseu Tradições do Xisto podem ser visitados, todos os dias, em grupo ou a título individual. No caso de grupos superiores a 10 pessoas é aconselhável marcar previamente a visita. O preçário das entradas no Ecomuseu Tradições do Xisto encontra-se disponível aqui.

Fique a conhecer alguns dos encantos do Ecomuseu Tradições do Xisto com este vídeo!

Visite a nossa página no Facebook!

https://www.facebook.com/#!/pages/Eco-Museu-Tradi%C3%A7%C3%B5es-do-Xisto/427224560742117?fref=ts